Busca Google

Como se tornar um empreendedor antifrágil

Publicado em 13 de maio de 2022

Empreendedor antifrágil: Com muitos desafios e crises globais, é importante saber ajustar a mente. No contexto atual e um tanto imprevisível como a pandemia, a guerra e outros desastres naturais que criam desastres com consequências gigantescas, é preciso fazer uma pausa e encarar esses impactos como oportunidades.

A própria pandemia nos mostrou que é possível impactar positivamente com criatividade, e os grandes catalisadores da mudança costumam ser os próprios empreendedores.

Que não desenvolvemos nenhuma premonição dessas situações imprevisíveis e que somos incapazes de responder positivamente e nos beneficiar desses eventos.

Mas… como não ficar paralisado com tantas mudanças nos afetando negativamente, inovar e crescer nesses momentos? Adote uma mentalidade antifrágil! E o que é isso? O conceito partiu do autor Nassim Taleb, um renomado economista que previu e lucrou com diversos eventos econômicos nos EUA, faturou milhões de dólares com o estouro das bolhas da internet nos anos 2000 e também é creditado como uma das poucas pessoas que precederam a crise das hipotecas de 2008 .

Antifragilidade significa coisas que se beneficiam do caos:

A antifragilidade, o oposto de frágil, é algo que melhora diante de uma situação inesperada.

Em tempos de crise naturalmente nos apegamos ao passado ou esperamos um futuro iminente, mas o conceito de antifragilidade mostra que só podemos evoluir e mudar se focarmos no presente diante das dificuldades.

Você está se preparando para o desconhecido?

– Aprendizado Contínuo: Foco no aprendizado contínuo e na adoção de um novo comportamento. Sabendo que o que você sabe hoje será facilmente superado amanhã e você terá que treinar novamente.

– Enfrentando o caos e o estresse: não evite situações estressantes e caos, mas enfrente-os e aprenda.

– Assuma o risco: tente correr pequenos riscos em grandes quantidades, sem risco não há recompensa.

– Esteja aberto a coisas novas: experimente coisas novas, mantenha suas opções abertas;

– Evite o que você já sabe que não funciona: Concentre-se mais em evitar coisas que não funcionam do que em tentar descobrir o que funciona;

E finalmente vem a tarefa mais difícil (pelo menos para mim)…

– Identificar o essencial em um mar de informações inúteis

Empreendedor antifrágil Acessar informações nunca foi tão fácil.

No entanto, enfrenta-se o desafio diário de saber o que é relevante em meio a uma quantidade cada vez maior de dados. Devemos tentar aprender novas habilidades e novas informações.

No entanto, o consumo de cada vez mais coisas pode nos tornar especialistas em adquirir novas fontes de informação, mas ruins em colocar em prática o que consumimos e o que realmente é . relevante.

Na prática, talvez precisemos pensar em como aplicar o princípio de Pareto, que afirma que 80% dos resultados vêm de 20% do esforço. Da mesma forma, é muito provável que 80% do seu conhecimento em uma determinada área venha de 20% dos cursos, livros e artigos que você leu.

Uma coisa é certa, você não pode simplesmente sentar e divagar esperar que as coisas melhorem, investir em estar preparado para qualquer coisa, investir em ser antifrágil.

Voltar a listagem de notícias